Visite-nos


Rua Afonso Pena, 240 - Centro

Conselheiro Lafaiete - MG - 36400-000

(31) 3721-1072/(31) 8888-1072

sigmacc@hotmail.com


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Escolas Técnicas: boa opção para Ensino médio e Profissionalizante

Eis aí uma boa opção para jovens que se interessam por tecnologia: estudar em um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que é uma autarquia federal de regime especial e que oferece vários tipos de formação e cursos variados.

Na Educação Profissional Técnica Integrada de Nível Médio são oferecidos cursos em diversas áreas aos alunos que concluíram o ensino fundamental, de forma a realizarem o nível médio e técnico simultaneamente.

Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio com Concomitância Externa são oferecidos cursos em diversas áreas aos alunos que concluíram o ensino médio ou que estão cursando, pelo menos, a segunda série do ensino médio em qualquer instituição externa ao CEFET-MG.

Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente são oferecidos cursos em diversas áreas aos alunos que já concluíram o ensino médio.

Existem cursos nas áreas de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Mecânica, Química, Turismo, Meio Ambiente e várias outras, sendo todos gratuitos. O candidato interessado tem que passar por provas rigorosas para obter sua vaga.

Em nossa região há o CEFET de Ouro Preto e uma unidade na cidade de Congonhas, além do CEFET de Belo Horizonte. Escolas com propostas semelhantes também existem em Viçosa (COLUNI) e o CET, da CSN, que também fica em Congonhas.

Lula garante concursos publicos em 2009

LULA confirma vagas para Concursos Públicos em 2009

O governo federal deverá realizar concursos  públicos para contratação de 33.667 servidores no ano de 2009. A previsão é de 20.228 novos postos  de trabalho e 13.439 cargos para substituir pessoal terceirizado. Os concursos são considerados pelo governo como imprescindíveis para substituir os terceirizados  irregulares e a força de trabalho perdida por aposentadorias, evasões e outras  situações. 

Vestibular Seriado: forma moderna e inteligente de acesso à Universidade


O Vestibular Seriado é uma nova forma de ingresso na Universidade e consiste em um processo de avaliação do candidato em três etapas, ao final de cada série do ensino médio. Desta forma, o candidato faz uma prova quando terminar o 1º ano, outra quando concluir o 2º e a última quando encerrar o 3º ano.

A vantagem deste sistema é que ele propicia uma maior interação entre o ensino médio e o superior, já que avalia o conhecimento do aluno ano a ano e em cada prova é cobrado apenas o conteúdo referente à série estudada. Assim, o candidato tem melhores condições de se preparar para cada exame, já que a matéria é menos extensa e foi cursada mais recentemente.

Os especialistas dizem que a tendência é que, em muito pouco tempo, todas as Universidades Federais ofereçam esta forma de ingresso ao nível superior. Em nossa região, por enquanto temos o PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto) da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e o PASES (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior) da UFV (Universidade Federal de Viçosa).