Visite-nos


Rua Afonso Pena, 240 - Centro

Conselheiro Lafaiete - MG - 36400-000

(31) 3721-1072/(31) 8888-1072

sigmacc@hotmail.com


sábado, 31 de julho de 2010

Provas do Correio serão aplicadas dia 19 de setembro

A Fundação Cesgranrio, que foi definida como organizadora do concurso dos Correios, divulgou as demais etapas do cronograma.De acordo com a organizadora, está previsto até o dia 04/09/2010 a divulgação da data e os locais de provas, bem como aplicação das provas para o dia 19/09/2010.Os gabaritos estarão a disposição dos candidatos no dia 20/09/2010.

O resultado será publicdo no Diário Oficial da União até 19/10/2010.As avaliações serão aplicadas em mais de 500 cidades, para 1.064.466 participantes que disputam 6.565 vagas, sendo 149.597 no Estado de São Paulo.Segundo a empresa, os candidatos conhecerão os locais de realização do exames com, pelo menos, um mês de antecedência.

Serão cobradas provas objetiva e prática, de acordo com o cargo pretendido. Para carteiro e operador de triagem e transbordo, as avaliações terão questões de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20) e Noções de Informática (dez). Já para atendente comercial, serão cobradas, além dessas, 20 perguntas de Conhecimentos Específicos.

Além dessa etapa, os carteiros e operadores realizarão exames físicos (barra fixa - três para homens e suspensão por 10 segundos para mulheres e corrida de 12 minutos - 2.200 metros para homens e 1.800 para mulheres) e teste de dinamometria (força).Para os demais cargos dos níveis médio/técnico e superior, a seleção ocorrerá somente por meio de 60 questões objetivas.

Para as carreiras de arquiteto, analista de desenvolvimento de sistemas, engenheiro civil, engenheiro eletrônico, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico os testes cobrarão dez perguntas de Língua Portuguesa, dez de Inglês e 40 de Conhecimentos Específicos.Para as demais carreiras serão propostas dez perguntas de Língua Portuguesa, dez de Informática e 40 de Conhecimentos Específicos. Cada disciplina valerá 100 pontos e, para ser aprovado, o concorrente deverá obter 50 em cada uma.

Antes da posse, os aprovados passarão por exames médicos, compostos por entrevista médica, avaliação clínica antropométrica e exames complementares, que são etapas eliminatórias. Além das vagas iniciais, outras poderão ser preenchidas durante a validade da seleção, que será de dois anos, prorrogável por igual período.

Edital da Secretaria de Educação - MG sofre atraso

O edital do concurso para a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), previsto para sair até o dia 30 de julho, sofreu um pequeno atraso e pode sair em agosto. Apesar disso, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento (Seplag), responsável pela seleção, afirmou que os trâmites estão evoluindo e que, no momento, a escolha da empresa organizadora já teve início.

No entanto, ainda não há o quantitativo e os cargos definidos a serem oferecidos na seleção. De acordo com a Seplag, é provável que tais informações, que ainda estão sendo definidas, sejam divulgadas junto com o edital.

A necessidade do órgão abrange todas as áreas como professor, merendeira e coordenador pedagógico. Quem afirma é a coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz da Silva Cerqueira. "A necessidade é imediata, uma vez que o quadro de funcionários do estado, composto por cerca de 220 mil trabalhadores, apresenta carência em todas as áreas da Educação."

Além da realização do concurso, uma das principais reivindicações da categoria é a questão salarial. O Sind-UTE/MG esteve em greve por cerca de dois meses, reivindicando a implantação de um piso salarial condizente com o nacional, de R$1.312 para jornadas de 24 horas semanais. Após muitas discussões, o governo propôs a reestruturação da carreira da educação, através da Lei nº 18.975, votada no dia 29 de junho. Dentre outras coisas, a lei fixa a remuneração dos profissionais da educação e modernização a função de professor, uma vez que passa a exigir licenciatura plena como formação mínima.

A última seleção ocorreu em 2005. Na ocasião, foram oferecidas 8.150 vagas para professor de Educação Básica. A seleção constou de uma prova objetiva, com 40 questões distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Gerais (12) e Conhecimentos Específicos (28), valendo 100 pontos no total. Foram aprovados aqueles que obtiveram pontuação igual ou superior a 60. As oportunidades abrangeram as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia, com lotação em todo o estado.