O Vestibular Seriado é uma nova forma de ingresso na Universidade e consiste em um processo de avaliação do candidato em três etapas, ao final de cada série do ensino médio. Desta forma, o candidato faz uma prova quando terminar o 1º ano, outra quando concluir o 2º e a última quando encerrar o 3º ano.
A vantagem deste sistema é que ele propicia uma maior interação entre o ensino médio e o superior, já que avalia o conhecimento do aluno ano a ano e em cada prova é cobrado apenas o conteúdo referente à série estudada. Assim, o candidato tem melhores condições de se preparar para cada exame, já que a matéria é menos extensa e foi cursada mais recentemente.
Os especialistas dizem que a tendência é que, em muito pouco tempo, todas as Universidades Federais ofereçam esta forma de ingresso ao nível superior. Em nossa região, por enquanto temos o PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto) da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e o PASES (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior) da UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário